Canetas Emagrecedoras: Febre no Brasil
O produto, que se popularizou nos últimos anos como alternativa para perda de peso, tem sido alvo de apreensões quase diárias no maior aeroporto do Brasil, segundo autoridades.
Um novo tipo de contrabando mudou a rotina da Receita Federal no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos: a importação ilegal de canetas emagrecedoras. O produto, que se popularizou nos últimos anos como alternativa para perda de peso, tem sido alvo de apreensões quase diárias, segundo autoridades que atuam no aeroporto.
A equipe do Profissão Repórter acompanhou de perto a operação de fiscalização durante a chegada de um voo internacional com cerca de 400 passageiros.
Em um dos casos observados, um casal foi liberado após apresentar notas fiscais e prescrições médicas para poucas unidades do medicamento, o que caracterizou uso pessoal. No entanto, a situação foi diferente com uma passageira que viajava sozinha.
Durante a inspeção, os agentes encontraram cerca de 30 canetas emagrecedoras na bagagem da mulher. Questionada, ela afirmou que os produtos pertenciam a um amigo do filho e seriam entregues à irmã dele. A passageira não possuía nota fiscal nem prescrição médica, e admitiu que não havia feito a própria mala. A passageira foi presa pela Polícia Federal, mas responderá em liberdade a um processo por contrabando.