Dia do Cinema Brasileiro
Temos muito a comemorar!!!
19 de junho é o Dia do Cinema Brasileiro. A data homenageia a primeira filmagem realizada no país. Neste ano, em especial, há muito a se celebrar. Premiações como Oscar para o filme Ainda Estou Aqui é uma delas.
Há 127 anos, no dia 19 de junho de 1898, o italiano Afonso Segredo chegava com o seu cinematógrafo na Baía de Guanabara e fazia as primeiras imagens do cinema brasileiro.
O cinema brasileiro passou por diversas fases, da Era dos Estúdios da Atlântida ao inventivo e cultuado Cinema Novo e o Cinema da Boca do Lixo.
Em 1990, com o fechamento da Embrafilme, estatal criada para incentivar a produção nacional, o cinema brasileiro enfrenta uma das suas mais graves crises. A retomada veio com Carlota Joaquina, de Carla Camurati
Em 2024, o mercado do cinema no Brasil alcançou um marco histórico, 3.509 salas de exibição em funcionamento e um público de mais de 120 milhões de espectadores, segundo a Ancine.
O reconhecimento internacional do filme Ainda Estou Aqui teve um impacto significativo para levar os brasileiros ao cinema.
A maioria dos filmes nacionais, no entanto, não chega às salas de cinema. São os festivais as principais telas para os filmes independentes. Neste ano, o Festival de Cannes colocou o Brasil e o nosso cinema nos holofotes do mundo.
A cineasta Márcia Faria, que acaba de lançar A Procura de Martina, tem a honra de poder comemorar o Dia do Cinema Nacional com o seu filme em cartaz.